R. Araguari, 358 - térreo - Belo Horizonte - MG 31 3296-3686 31 99285-0187

Treinamento SST online, semipresencial ou presencial, qual devo escolher?

Após diversos debates e publicações de Notas Técnicas sobre a capacitação em SST (Saúde e Segurança do Trabalho) na modalidade EAD (ensino a distância), em 2018 a Nota Técnica 54 (NT54) autorizou as aulas no formato 100% digital ou semipresencial, revogando assim todas as NT’s anteriores e desmistificando a insegurança jurídica para as empresas e profissionais da área.

Um ano após, em 30 de julho de 2019 a Norma Regulamentadora 1 (NR1) foi publicada. Ela consolidou de vez esse formato de ensino, dando força de lei a todos os requisitos já previstos na Nota Técnica 54 para que o treinamento a distância seja considerado válido.

Com a pandemia, o treinamento a distância se tornou uma necessidade latente para as empresas e acelerou a mudança de mindset para essa modalidade.

Optar por treinamento em SST nas modalidades EAD e semipresencial é pensar em flexibilidade, customização, aprendizado constante, acompanhamento aproximado e ótimo custo-benefício. Esses formatos também otimizam a operação através de uma gestão mais inteligênte da equipe.

Na IACO, oferecemos treinamento SST online e semipresencial seguindo à risca todas as orientações da NT54 e NR1. Mas, buscamos sempre ir além. Dessa forma, nossos produtos são customizáveis, oferecem grande recurso tecnológico, fácil linguagem, tutores qualificados e ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que promove engajamento, suporte completo e análise de dados para acompanhamento da empresa.

Entretanto, para escolher o melhor formato de treinamento para a sua empresa é preciso pensar na sua equipe.

Por isso, preparamos abaixo um comparativo para as 3 modalidades, presencial, semipresencial e à distância, para ajudar você na sua escolha.

Como funciona cada modalidade de treinamento.

Os treinamentos em SST na modalidade EAD e semipresencial oferece para a empresa benefícios como: flexibilidade, customização, aprendizado contínuo, acompanhamento remoto e humanizado; recursos educacionais com utilização de tecnologia que proporcionam o engajamento do aluno com foco no aprendizado e ótimo custo-benefício.

Esses formatos também otimizam a operação através de uma gestão mais inteligente da equipe.

Na IACO, oferecemos treinamento SST online e semipresencial e presencial seguindo à risca todas as orientações da NT54 e NR1. Mas, buscamos sempre ir além. Nossos produtos são customizáveis, oferecem grande recurso tecnológico, fácil linguagem, tutores qualificados e ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que promove engajamento do aluno, suporte completo para o gestor e aluno e análise de dados através de um dashboard que facilita a tomada de decisão gerencial.

Para você conhecer mais os formatos disponíveis para treinamento em SST, falamos abaixo um pouco das 3 modalidades, presencial, semipresencial e 100% digital.

Atualmente existem 3 modalidades de treinamento em SST, são elas:

Nessa modalidade todo o processo da capacitação é feito em local físico com a presença de alunos e instrutores no mesmo espaço.

Dependendo do número de participantes na turma fechada, a modalidade presencial terá o valor de investimento mais alto em comparação as outras modalidades. Por isso, quem opta pelo presencial precisa otimizar ao máximo o seu acontecimento, garantindo uma maior adesão do público alvo a ser alcançado.

Outra desvantagem desse formato é a paralisação completa ou parcial da equipe, diminuindo a produção para que a atividade de treinamento aconteça, já que a transmissão de ensino é realizada no mesmo espaço de tempo para todos os participantes.

Durante o treinamento os alunos aprendem teoria, e depois a prática, e por fim é realizada uma avaliação para certificar o aprendizado. O grande benefício deste formato está na interação direta entre aluno e professor, que acontece de forma imediata.

Semipresencial

O semipresencial é um formato híbrido. O conteúdo teórico é ofertado aos alunos por EAD (ensino a distância) de forma 100% digital na plataforma e os encontros presenciais são destinados ao treinamento prático, in company, geralmente com as máquinas e ferramentas que o aluno irá utilizar no seu dia a dia.

Há uma avaliação para os dois momentos, como forma de garantir a validação do conhecimento transmitido. Somente após a avaliação a certificação é autorizada e emitida, ficando disponível na plataforma de gestão dos cursos..

É importante lembrar que algumas NRs exigem o treinamento nessa modalidade, ou seja, a prática deve ser feita presencialmente, em respeito aos requisitos legais da Nr01

No formato semipresencial a empresa se beneficia pela flexibilidade em parte do treinamento, otimizando tempo e custo.

Ensino à distância (EAD)

Nessa modalidade todo o treinamento, teórico e prático, acontece 100% online em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Esse espaço permite também integrar múltiplas mídias, linguagens e recursos, apresentar informações de maneira organizada, desenvolver interações entre pessoas e objetos de conhecimento, elaborar e socializar produções, tudo em busca de atingir o objetivo traçado.

Ao fim do treinamento os alunos realizam uma avaliação para garantir o aprendizado.

O ensino a distância proporciona maior flexibilidade, redução dos investimentos e otimização da mão de obra. Afinal, não é preciso paralisar toda a equipe para que o treinamento aconteça e pode ser usada a própria estrutura da empresa para realização de todo processo. Nessa modalidade temos a valorização do indivíduo na educação, já que é respeitado o ritmo do aluno e ele consegue fazer toda a jornada no seu tempo, garantindo assim uma real eficácia de aprendizagem do conteúdo.

O que você deve analisar ao decidir treinar seu time nas modalidades online (100% digital) ou semipresencial?

A principal dica aqui é ficar de olho nas regras exigidas tanto pela NT54 quanto pela NR1. Dentre as particularidades observe se a estrutura do curso inclui:

  • Projeto pedagógico: ele deve estar de acordo com o que é solicitado pela lei;
  • Duração: a carga horária deve ser a mesma dos treinamentos presenciais.
  • Local e horário: os treinamentos devem acontecer no horário do expediente em local designado pela empresa.
  • Interação: é fundamental estar disponível ao aluno alguma forma de interação com o instrutor, por isso, observe como a interação deve ocorrer entre os atores da capacitação (conteúdo digital, aluno e tutores)
  • Tecnologia: os recursos tecnológicos devem estar de acordo com realidade da empresa e dos colaboradores.
  • Avaliação de aprendizagem: a aprovação acontece com os conceitos satisfatório ou insatisfatório. No formato online a prova deve preservar as condições de rastreabilidade que garantam a confiabilidade do processo. Durante a avaliação deve contemplar situações práticas que representem a rotina laboral do trabalhador para a adequada tomada de decisões com vistas à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
  • Público Alvo: sempre pense no seu público e tente sempre falar a linguagem dele. Na IACO, por exemplo, personalizamos os o conteúdo de acordo com o público.
  • Na IACO pensamos em cada um desses itens para facilitar o treinamento da sua equipe. Mais que seguir o que é exigido pelas regras do Ministério do Trabalho, pensamos em entregar soluções 360º que atendam a realidade da empresa com produtos feitos sob medida.

Além disso, buscamos sempre engajar o aluno durante todo o processo para que ele aprenda de verdade. Nossa plataforma é simples de interagir e nosso suporte ajuda a todo momento quem tem dúvidas de como proceder, seja um help desk para ajuda com o trânsito na plataforma como em relação aos conteúdos com a integração com o tutor IACO pelo chat e fórum de discussões..

E lembre-se, para alcançar os objetivos de aprendizagem da sua empresa a IACO possui uma fábrica de conteúdos digitais, além dos catálogos já disponíveis ao mercado https://ead.iaco.com.br/lms/#/home

O nosso foco é desenvolver novas experiências de aprendizagem dinâmicas que estimulam o engajamento dos participantes. Conte conosco para juntos realizarmos a transformação digital dos conteúdos presenciais da sua empresa, entregando uma experiência personalizada, variando em recursos educacionais como: vídeos e animações, jogos e simulações (SCORM e Unity), podcast, e-learning multidispositivos, mobile learning e gameficação, personagens 3D, Storytelling, Andragogia entre outras.

Por isso, convidamos você para fazer um tour virtual na nossa plataforma. Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas.


Solicite um orçamento

Whatsapp IACO