R. Araguari, 358 - térreo - Belo Horizonte - MG 31 3296-3686 31 99285-0187

Diferenças entre NR’s e RAC’s – Tudo que você precisa saber!

A segurança do trabalho é o conjunto de medidas adotadas pelas empresas que visam minimizar possíveis acidentes e as chamadas doenças ocupacionais, promovendo assim a integridade física e mental do trabalhador.

Elas são cumpridas em forma de exames, fiscalização do ambiente de trabalho, evitando que haja riscos como fios desencapados, iluminação inadequada, maquinário com defeito ou sem as devidas manutenções em dia, falta de treinamento dos funcionários para a operação de equipamentos, ausência de material de proteção como viseiras, óculos, capacetes, luvas, entre muitos outros.

O investimento em segurança no ambiente de trabalho tem a finalidade de evitar despesas com processos trabalhistas, que podem ocorrer em decorrências das más instalações no ambiente de trabalho, carga horário exaustiva, entre outros.

E uma das formas de garantir todos os procedimentos seguros é se mantendo em conformidade com as NR’s e os RAC’s. Entenda aqui as suas diferenças básicas e importância.

Normas Regulamentadoras – Nr’s

É o conjunto de procedimentos ligados à segurança e medicina do trabalho e são obrigatórias para todas as empresas tanto no âmbito privado quanto público, que tenham empregados no regime CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. Tem a finalidade de nortear as atividades Operacionais realizadas pelos colaboradores internamente nas empresas, garantindo assim a segurança na realização dos Trabalhos.

O Portal IACO é referência em treinamentos de segurança, principalmente os que envolvem o estudo das NR’s. Temos profissionais qualificados pelo Ministério do Trabalho que realizam aulas práticas, dinâmicas e avaliações confiáveis.

Cursos NR’s

Os principais cursos NR’s têm objetivos comuns, que são:

  • Evitar prejuízos decorrentes de acidentes e doenças no ambiente de trabalho;
  • Analisar e diagnosticar o ambiente de trabalho, a fim de averiguar se ele está de acordo com as normas estabelecidas;
  • Elaborar mapa de risco;
  • Avaliar os riscos e classificá-los

Requisitos de Atividades Críticas – RAC’s

São requisitos mínimos de segurança e saúde, elaborados e utilizados exclusivamente pela Companhia VALE e tem a finalidade de assegurar o desenvolvimento das atividades com segurança preservando sempre a vida do trabalhador. Elas foram elaboradas levando em consideração as NR’s os procedimentos operacionais e as particularidades das áreas e tem a finalidade de garantir a atividade segura na Mineradora VALE.

É válido ressaltar que em um treinamento de RAC ou NR, o trabalhador recebe a informação de como realizar determinada tarefa com foco na SEGURANÇA.

Aplica-se também a todos os empregados terceirizados e empresas controladas pela Vale, que de acordo com os acionistas, definem como responsabilidade da Vale a gestão da Saúde e Segurança, no Brasil e no exterior, respeitando a legislação local.

A Necessidade dos cursos NR e RAC

A necessidade de se fazer tanto os cursos das NR’s quanto dos RAC’s vai depender de cada atividade/função do colaborador dentro as empresas. Ambos são obrigatórios e o trabalhador não recebe o seu crachá para acessar as empresas sem antes ter participado do treinamento que a sua função exige.

O profissional em seu primeiro acesso a qualquer área Operacional, na sua contratação será desenvolvido um programa introdutório e dependendo da função os cursos estarão neste programa.

Alguns treinamentos aliamos a teoria e a prática. É o momento ideal em que o treinando tem oportunidade de ter contato com o equipamento, os EPI`s que também são obrigatórios durante a execução dos trabalhos.

Como contratar os treinamentos NR ou RAC?

Se você deseja oferecer treinamentos em sua empresa, o primeiro passo é entender qual é a NR ou RAC necessária ao seu segmento de atuação.

Temos em nosso site áreas exclusivas para todos os treinamentos NR’s e RAC Veja as informações detalhadas, tais como conteúdo programático, carga horária do treinamento, objetivo etc.

Uma vez que tenha aprovado as diretrizes do treinamento, ao lado direito das informações detalhadas (no site) você encontrará um formulário de contato. É só preenchê-lo e aguardar o contato de nossos especialistas.

Mais dúvidas sobre os treinamentos? Entre em contato conosco!


Solicite um orçamento

Whatsapp IACO